Desliguei o rádio porque não aguentava mais o noticiário: economia global. E cheguei a uma conclusão quando tudo ficou em silêncio por aqui. A alma humana só se interessa por dinheiro.
Socorro. Será que só nos restou isso ?



Por outro lado, Freud que entendia um pouco de alma , trocava correspondência com sua filha Anna. Mas estava muito frustrado. Ele e a filha tinham uma relação interessante, onde trocaram durante a vida quase 300 mensagens , incluindo - bilhetes, postais , telegramas, cartas. Anna fez análise com o pai - primeiro, de 1918 a 1922 , e , depois, esparsamente, de 1924 a 1925. Freud preocupava-se com a solidão de Anna. Que sempre viveu na casa paterna. Freud também preocupava-se com a sua libido. Queria que Anna se junta-se ao seu amigo e futuro biógrafo, Ernest Jones. Numa carta de Freud à Lou Andreas-Salomé escreveu:
"Minha Anna é tão insensata e se agarra ao velho pai. Minha filha me preocupa. Como suportará viver solitária ? Será que conseguirei fazer sua libido sair do nicho em que se escondeu ?", alarmava-se Freud. "Temo que sua genitalidade suprimida possa algum dia lhe pregar uma peça ruim. Não consigo fazê-la despreender-se de mim , e ninguém me ajuda".


* Isso é melhor do que ouvir entrevistas com o Mantega ( dã ! ) ou Meirelles ( blagh ! ).



* Correspondência 1904-1938 , de Sigmund e Anna Freud , volume organizado por Ingeborg Meyer-Palmedo , L&PM Editores, 512 páginas, R$ 83 .


* Foto, Sigmund e Anna Freud

Marcadores:

| Por Prensada | terça-feira, 14 de outubro de 2008 | 10:08.