* Clique na imagem





* Clique na imagem




A elogiada montagem de Quartett, do Thêátre de L'Odeon de Paris no palco do Sesc-Pinheiros. Quando subi para procurar meu lugar fiquei toda arrepiada com o proscênio iluminado. A cortina pintada retratava uma cena campestre - Le Concert Champêtre, do pintor Frans Wouters, que está no Musée des Beaux Arts à Dole, France.
E lembrei que a peça foi inspirada no romance de Chordelos de Laclos - As Relações Perigosas. Mas fica só nisso o ambiente francês do século XV.

Lembram do filme de 1988 com Glenn Close no papel da maquiavélica Marquesa de Merteuil ? E do cínico e sedutor Marques de Valmont de John Malkovich ?
Esqueçam.


Quartett é a adaptação do romance de Laclos pelo dramaturgo alemão Heiner Muller, com direção do americano Bob Wilson. Cenógrafo, iluminador, sonoplasta e diretor, Wilson desconstruiu o romance no palco com sua luz estonteante e sua montagem minimalista.
Bob Wilson já dirigiu óperas, como Einstein on the Beach, com música de Philip Glass.
Já trabalhou com Tom Waits, David Byrne e Allen Ginsberg.
O dramaturgo Heiner Muller afirma que sua obra é uma comédia, um jogo sexual que mergulha de forma cínica na vida de dois personagens da aristocracia francesa. A encenação porém, é moderníssima. Um jogo de espelhos, os personagens trocam de sexo e cenas surrealistas e minimalistas. Sexo, tiros, humor, gargalhadas e rock'n'roll.

A trilha sonora é assinada por Michael Galasso, maravilhosa.
E há Isabelle Huppert que se desdobra ora na Marquesa de Merteuil ora em Valmont.
O personagem de Valmont, é feito pelo ator Ariel Garcia Valdés, impressionante.
Huppert é a grande surpresa, porém. Uma grande atriz de cinema , quando vai para o teatro , pode ser um fiasco.
Isabelle Huppert tem uma voz potente, grave e linda.
Sua figura é estonteante e hipnótica. A cena final é prá nunca mais esquecer: só ela com seu pequeno texto, que ela vai repetindo num crescendo e uma luz branca que aumenta a cada passo.
Bob Wilson é um grande encenador. Huppert é uma gigante no palco !




* Imagem Isabelle Huppert e Ariel Garcia Valdés

* Pintura Concerto Campestre, Frans Wouters

Marcadores:

| Por Prensada | segunda-feira, 14 de setembro de 2009 | 19:58.