Mary & Max - Uma Amizade Diferente

O diretor e roteirista australiano, Adam Elliot realizou o filme com massa de modelar - não é em 3D ( a moda do momento ) - é feito em três cores : marrom, cinza e alguns toques de vermelho.
A animação abriu o Festival Sundance do ano passado e causou comoção.
o seu roteiro, baseado numa história real, toca em temas que incomodam: obesidade, suicídio, alcoolismo e a síndrome de Asperger. É uma mistura agridoce que junta drama e humor e começa em 1979.
Trata de uma amizade entre uma garotinha australiana, Mary Daisy Dinckle, filha única de pais problemáticos ( a mãe é alcoolatra e o pai uma criatura indiferente ) e um judeu quarentão de N.York, Max Horowitz.
É uma animação com texto inteligentíssimo e cáustico, que provoca um nó na garganta.
Mary e Max descobrem nas suas cartas, paixões em comum e apontam suas dificuldades em olhar o mundo e a dificuldade de fazer amigos.
Max é um solitário que não sabe conviver ,
pois sofre da síndrome de Asperger, quase um autismo.
O roteiro serve-se de uma narração , do formidável ator australiano Barry Humphries e com as vozes de Tony Collette ( Mary ) e Philip Seymour Hoffman ( Max ).
A trilha sonora , também é espetacular , mistura Nana Mouskouri, Pink Martini e a linda música de abertura da Penguin Cafe Orchestra, Perpetuum Mobile.

Chorei feito uma camela no fim do filme.
Está desde abril no Belas Artes. Imperdível !

Marcadores:

| Por Prensada | terça-feira, 10 de agosto de 2010 | 19:36.