Está falando com
Virgolino
Ferreira
da Silva
vulgo
Lampeão


Há muito tempo que luto
com toda perseguição
Já me chamam aqui em cima
Governador do Sertão
Porém agora vou ver
Se breve poderei ser
Presidente da Nação.


O cinema estava cheio. Não lembro o ano. O filme mostrava o Lampião dançando com a Maria Bonita, os cangaceiros apontando seus rifles para a câmera, coisas assim. Quem tirou foi um mascate árabe; antes de filmar teve que ser filmado apertando a mão do Lampião para mostrar que sua câmera não era arma.

Meu futuro neste mundo
Não sei nem também pergunto
Só quero gozar a vida
Não me interessa outro assunto
Quem quiser que ache ruim
Eu vivo, procedo assim
Quando eu morrer sou defunto.


De acordo com o inventário da polícia de Alagoas, após o combate de Anjicos, em 28 de julho de 1938 , entre os pertences de Lampião estavam: chapéu de couro tipo sertanejo, ornado em alto-relevo em suas abas com seis sinos de Salomão, e uma testeira de couro, onde estão fixadas várias moedas e medalhas, duas delas com a inscrição: "Deus me guie". O cadáver trazia no bolso uma fotografia bastante amassada de Lampião ao lado de Maria Bonita e outros componentes do bando.


*Minha Mãe Morrendo, e o menino mentido ( Cia das Letras ),
Valêncio Xavier, escritor paulista e radicalizado em Curitiba,
que infelizmente faleceu essa semana.

Marcadores:

| Por Prensada | domingo, 7 de dezembro de 2008 | 20:13.