* Clique



* clique




Baseado em um livro infantil escrito há quase cinco décadas pelo americano Maurice Sendak ;
( relançado numa edição de luxe ) - que eu já vi e é muito bonita mesmo.
Onde Vivem os Monstros virou um filme espetacular. O roteiro é de Dave Eggers e com direção do mega hiper bom Spike Jonze , que teve o desafio de transformar dez linhas de texto em um filme de 101 minutos.

Max é uma criança comum: na escola, brinca com os colegas; em casa, busca a atenção da mãe e da irmã mais velha e, quando falha em conseguí-la, se sente frustrado. Tem medo e chora e depois de uma brincadeira desastrada com os meninos mais velhos de sua irmã, ao ser repreendido pela mãe, reage de maneira impulsiva, machucando-a, apenas para se arrepender imediatamente do que fez.
Sente uma raiva envergonhada de quem sabe ter feito alto errado. Sem compreender muito bem a melancolia e a seriedade dos adultos algumas vezes ,- ele volta-se para seu mundo interior não apenas para se divertir , mas para fugir daquilo que o incomoda. Max mergulha no seu mundo , mas lá percebe que não podemos fugir de nós mesmos. Os monstros habitam em nós. Mesmo que sejam monstros imensos e peludos.
O tom, o espírito e visuais , Onde Vivem os Monstros é extremamente fiel ao conceito de Maurice Sendak, o autor do livro, trazendo criaturas que são mais tristes do que verdadeiramente ameaçadoras e monstruosas. Max é atirado num em um universo poeirento, seco e triste , o litoral cede lugar ao deserto - as cenas oscilam da alegria mais pura ao mergulho na melancolia, tudo dentro da ótica de um menino.
Max é mostrado na sua psiquê.
E cada monstro que surge são projeções de aspectos de sua personalidade.
São os monstrinhos de Max.

* James Gandolfini ( O querido Tony Soprano ) em grande destaque e atuação,
O cara é um monstro , seu personagem é KW -
que personifica um amálgama de sua mãe ( seu lado protetor e carinhoso).
Não percam o filme de Spike Jonze.

Prá quem não sabe ele fez em longa-metragem , Quero ser John Malkovich e Adaptação. E foi diretor de dezenas de clips pra gente como Bjork, Chemical Brothers, Sonic Youth, REM , Beastie Boyes e Fat Boy Slim.

Marcadores:

| Por Prensada | terça-feira, 16 de março de 2010 | 14:38.