Homens do mar actual
Homens do mar passado
Comissários de bordo, escravos das galés,
combatentes de Lepanto,
Piratas do tempo de Roma
Navegadores da Grécia
Fenícios, Cartagineses
Portugueses atirados de Sagres
Para a aventura indefinida,
Para o Mar Absoluto
Para realizar o Impossível

ehehehehehehehehehhehe
(...)
Fugir convosco à civilização
Perder convosco a noção de moral
sentir mudar-se no longe a minha humanidade
Beber convosco em mares do sul
novas selvagerias, novas balbúrdias da alma,
novos fogos centrais no meu vulcânico espírito
Ir convosco, despir de mim
o meu traje de civilizado, a minha brandura de acções
Minha pacífica vida,
a minha vida sentada, estática, regrada e revista.
(...)

 * sereia avistada à estibordo



*  Álvaro de Campos, trecho  Ode Marítima

Imagem by Herbert James Draper  * via  Classic Wood *

Marcadores:

| Por Prensada | terça-feira, 18 de janeiro de 2011 | 07:12.